Mochilão Nordeste: 2º dia João Pessoa – PB

Olá viajantes! Depois do 1º dia em João Pessoa – PB marcamos com o nosso guia, o Wellington (animação em pessoa), um dia inteiro de passeio. Ele nos buscou 8h da manhã no hotel e iria buscar mais duas turistas para seguir viagem no tour. Já disse no post anterior que prefiro agências menores para ter um passeio mais flexível e sem muitos horários e regras…e o relato a seguir confirma a minha preferência: o guia tinha vendido o mesmo tour para nós e para as outras turistas, porém ele trocou um ponto turístico e acabou oferecendo um diferente pra elas. Mas sem crise e sem pânico, aliás só alegria, pois ele disse que iria adicionar esse ponto no nosso passeio!

O roteiro teria 4 destinos, mas acabou tendo 5 com direito a algumas paradas extras durante o percurso. Escolhemos o roteiro pelas praias do litoral sul de João Pessoa, que incluía: Praia de Gramame, Praia do Amor, Praia de Tambaba, Praia Bela e Praia de Coqueirinho.

• Praia de Gramame

Nossa primeira parada e uma ótima escolha para quem procura paz e tranquilidade. É um ponto de preservação da natureza permanente, ou seja, não há energia elétrica nem água encanada, energia apenas por motobomba ou gerador. Por conta disso possui pouca estrutura de quiosques, porém nosso guia nos sugeriu almoçar por lá, pois as outras praias são mais famosas, comidas mais caras e pouca qualidade….e como ele disse ” aqui nós exploramos o turismo e não o turista”. Mais um ponto positivo para a nossa escolha!

praia de gramame

Na nossa ida até Gramame, passamos do lado de um manguezal e o Wellington comentou da existência do caranguejo azul, o Guaiamun, naquela região. Quando chegamos na praia, fomos reservar o almoço e lá tinha um aquário com esses caranguejos e falaram se não queríamos segurar. Fui a única que topou, rs.

caranguejo

O nosso almoço saiu por R$ 120,00 e dividimos em 4 pessoas. Comida boa, farta e típica da região. Era um peixe (que não lembro o nome) que era pescado somente naquela região e já ia para o prato, pois como a procura é grande, esse tipo de peixe nem chega nos supermercados. Reservamos e voltamos só no final do passeio para almoçar à beira do mar:

comida

almoço

• Praia do Amor

Essa praia além de belíssima, guarda uma lenda muito bonita para os casais apaixonados! Diz a lenda que viviam alí duas tribos rivais, Tabajara e Potiguar, e um dia uma índia Tabajara apaixonou-se pelo índio Potiguar e para selar a união as duas tribos se conciliaram embaixo da pedra furada e segundo a história, todos os casais que vão e voltam de mãos dadas pelo buraco tem a sua união eterna. Como eu não estava com o meu namorado, mentalizei ele do meu lado e fiz o ritual hehe.

pedra namorados

O cacto palmas encontrado ali servia de alimento para o gado e para os nordestinos.

cactos

• Mirante do Castelo da Princesa

Uma das vistas mais belas de João Pessoa! Daqui conseguimos ver o cânion da divisa de Coqueirinho com Tambaba e o maravilhoso mar azul de fundo.

castelinho princesa

No percurso passamos por várias árvores repletas de frutas típicas : caju, mangaba, manga… e como boas turistas pedimos para experimentar do pé.

caju

Além de passar em uma casa de doces caseiros típicos em uma construção típica do nordeste.

casa de barro

• Praia de Tambaba

Tambaba foi a primeira praia oficializada naturista no nordeste brasileiro. Há a parte de praia para banhistas com trajes de banho e a outra parte para nudismo. Dizem que a parte mais bela da praia fica no lado naturista. Há algumas regras para a parte do nudismo: homens não podem entrar desacompanhados de mulher, se forem um casal precisam comprovar, não é permitido filmar, fotografar, etc…

Não cheguei a conhecer essa parte, mas o lado não-nudismo já era lindo: água azul celeste, falésias coloridas, água morna… imagina do outro lado!

mirante

praia de tambaba

tambaba

O que divide as duas parte é uma escadaria e ponte de madeira, dali pra frente é obrigatório ficar nu!

praia nudismo

tambaba 2

• Praia Bela

Localizada no município de Pitimbu, distante 32 km ao sul do Farol do Cabo Branco. Forma uma enorme piscina com o rio Mucatu que se encontra com o mar. Todos os quiosques dispõem suas mesas dentro do rio, o que nos salva do calor intenso enquanto relaxamos.

Ouvimos que lá tem o melhor caldinho de João Pessoa e mesmo não sendo de meu costume tomar caldo na praia (meio estranho né), tudo vale quando queremos conhecer outras culturas. Aliás, tava uma delícia!

praia 2

praia

caldinho

• Praia de Coqueirinho

A última praia antes de retornarmos à praia de Gramame para almoçar. A praia é linda, mais movimentada, cheia de coqueiros, ondas calmas e falésias coloridas. Já estava tão cansada (calor de 40ºC) que resolvi curtir essa última praia sem tirar nenhuma foto e registrar aquele momento só na memória. Até porque o passeio já tinha rendido lugares surreais!

CUSTOS DO DIA (p/ 2 pessoas)