Nossa viagem para Recife (contei aqui) foi bem rápida, e para Olinda, mais rápida ainda! Já que estávamos em Recife, decidimos de última hora dar um pulinho em Olinda no final da tarde.
A cidade
Olinda é uma cidade histórica e declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, além de ser um dos mais importantes centros culturais do Brasil. Seu carnaval é conhecido pelo mundo todo pelos desfiles dos Bonecos de Olinda, reúne mais de um milhão de pessoas durante o evento ao som do frevo, do maracatu e outros ritmos originais de Pernambuco.
Nosso tour
Pegamos um ônibus lá para as 16h e em 20 min chegamos em Olinda! Como fora do carnaval tudo fecha cedo…chegamos com quase tudo fechando, rs. Decidimos conhecer apenas o Alto da Sé e olhar a paisagem ao redor.
Passamos pela Praça do Carmo, o ponto de encontro dos pernambucanos e local onde acontece diversas atrações e eventos na cidade. Contempla a Igreja do Carmo, a mais antiga Igreja da Ordem Carmelita do Brasil, construída em 1580 e restaurada em 1720.
Ladeiras íngremes e ruas estreitas fazem parte de Olinda, e provamos e comprovamos o quão íngreme são essas ladeiras subindo para o Alto da Sé.
Lá vimos a Igreja da Sé (fechada). No mirante tivemos o prazer de ver a vista panorâmica de Olinda e Recife ao fundo, banhadas pelos rios Capibaribe e Beberibe e o Oceano Atlântico.
Na frente da igreja há um espaço com várias barraquinhas de artesanato e comida típica. Fiquei tentada em pegar o acarajé, mas o meu amor por tapioca foi maior e acabei só tirando foto do acarajé que vai ficar pra próxima, haha.
E disso tudo…ficou a imensa vontade de voltar para conhecer mais dessa linda e histórica cidade e tentar voltar no Carnaval para tudo ficar mais colorido e mágico!
Veja também: