San Andrés: Visto, tarjeta, vacinas

Olá viajantes! A grande preocupação da maioria das pessoas em relação ao destino é sobre a documentação necessária para embarcar (visto, vacinas, passaporte, etc), mas San Andrés facilita muito nesse ponto para nós brasileiros (mais um motivo para escolhê-lo como próximo destino), confira:

Visto e Passaporte

NÃO é necessário o visto para brasileiros que vão a turismo e permanecem em até 90 dias no país. O passaporte também não é obrigatório para entrar na Colômbia, mas atente-se: a única documentação que o substitui é a carteira de identificação (RG) em bom estado e emitida dentro de 10 anos (não é valido carteira de motorista, certidão de nascimento, etc..).

ATENÇÃO: Se for fazer conexão no Panamá e for desembarcar, o passaporte é obrigatório!

#DicaOPM

Se já tiver o passaporte ou tiver tempo hábil para tirá-lo vá com ele! A maioria dos documentos que pedem para preencher sempre pedem o nº do passaporte (poupamos o tempo de ter que explicar que somos brasileiros e iríamos preencher com o RG) e para trocar dinheiro nos bancos é obrigatório apresentar o passaporte.

Porém, caso não tenha como ir com o passaporte, não se desespere, enviando dinheiro pela Western Union é possível utilizar apenas o RG (Leia aqui).

Tarjeta de Turismo

Para entrar na ilha é obrigatório adquirir a tarjeta de turismo! É possível adquiri-lo no aeroporto de Guarulhos – SP (GRU) ou no aeroporto da conexão, mas os valores diferem um pouco. A vantagem de adquirir ainda no Brasil é que você pode pagar em reais, porém às vezes acabam as tarjetas e eles falam para adquirir na conexão.

Compramos o nosso no aeroporto de Bogotá, terminal 2 no balcão da Avianca. Os valores tinham acabado de ser reajustados e pagamos U$36*  cada, podíamos comprar em pesos colombianos também ($ 104.000 COP*), mas fiz a conversão pela cotação do dia e não ia valer a pena.

*Valores consultados em jan/2017

A Tarjeta vem com duas vias, uma via você entrega ao entrar na ilha e a outra ao sair dela.

#DicaOPM

Guarde a segunda via junto com o passaporte para não ter perigo de perdê-lo! Ele é de papel e o ideal é deixar tudo guardado em uma bolsa de plástico para não amassar, molhar, etc…

O preenchimento é fácil, fizemos um guia para orienta-los:

Vacinas

Um assunto polêmico e que deixam várias pessoas em dúvida! O ideal é sempre nos prevenirmos, mas há países que exigem algumas vacinas como a febre amarela.

[Última atualização: Maio/2017] A Colômbia passou a exigir essa vacina para todos os brasileiros, para embarcar é obrigatório apresentar certificado internacional de vacinação contra febre amarela.

Siga as recomendações da vacina Clicando aqui  e para procurar o posto de vacinação mais próximo e onde emitir o certificado internacional basta Clicar aqui.

#DicaOPM

Com o surto de febre amarela que tivemos no começo do ano aqui no Brasil, a dica é correr para os postos e se vacinar o quanto antes!

Confesso que quando fomos nós não tomamos a vacina, pois acabamos deixando para depois e quando vimos faltava menos de 10 dias para a viagem. Além do certificado valer apenas para vacinas recebidas antes de 10 dias da viagem (isso não seria um problema, pois em Bogotá não exigem o certificado*), dizem que os efeitos colaterais podem se manifestar em 10 dias..aí bateu o receio de passar mal durante a viagem e não tomamos.

*informação de jan/2017, a partir de maio de 2017 a Colômbia passou a exigir a vacina e o certificado para entrar no país.

Mas se você tem tempo, corre pra tomar, ainda mais que agora essa vacina vale pra vida inteira (antes valia apenas para 10 anos).


Continuem acompanhando nossos posts sobre San Andrés! Se tiverem dúvidas, entre em contato ou diga nos comentários!

Gostou do nosso post? Compartilhe com seus amigos!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

43 thoughts to “San Andrés: Visto, tarjeta, vacinas”

  1. oi Priscilla… Já estive na Colômbia duas vezes e na primeira, cuja conexão foi na Cidade do Panamá, eu tomei a vacina de febre amarela, mas não me pediram nada na imigração. Contudo, eu concordo com você: por conta do surto no país, melhor prevenir qualquer inconveniente no controle de passaporte e viajar vacinado.

    O texto está ótimo, com boas orientações para que vai voar para o país.

    🙂

    1. Olá Analuiza, tudo bem?
      Obrigada pelo retorno!
      Realmente, antes não estavam pedindo, porém a partir de 06/02/17 estão solicitando para quem tem mais de 6h de conexão e/ou vai desembarcar no Panamá.

      Abcs,
      Pri

    1. Olá Camila,
      Que ótimo, você vai amar!! Nos próximos dias vou disparar as outras dicas e espero que possam te ajudar!

      Abcs,
      Pri

    1. Olá Viajante Comum!
      Obrigada pelo retorno!
      Que pena, mas não deixe esse destino para depois, planeje para as próximas férias que com certeza irá amar!

      Abcs,
      Pri

    1. Olá Fernanda, obrigada pelo retorno! 🙂
      Não sei ao certo quando foi exigida essa taxa, pode ser que tempos atrás não tivesse essa obrigatoriedade. Porém como o turismo para lá cresceu muito, a cada ano essa taxa sobe um pouco, rs.

      Abcs,
      Pri

  2. Gracas a Deus… viajo dia 15 e nao tomei a vacina… ja estava desesperada com medo de ser Barrada em San Andres…. todos os post sao incertos em dizer q nao é obrigatório….
    Irei fazer conexao em Bogotá entao acho qnao terei probelmas entao neh?

    Obrigada

    1. Thamires, pode ficar sossegada, em Bogotá ainda não é obrigatório!
      Não terá problema algum 🙂 Tenha um viagem incrível!

  3. Pretendo ir a San Andres em outubro e minha filha é alergica, não podendo tomar a vacina da febre amarela.
    Vi no site da Anvisa que tem um formulário de “dispensa” que deve ser preenchido pelo médico e levado no lugar da carteirinha de vacinação.
    Alguém já viajou com essa dispensa e deu certo?

    Verdade verdadeira isso é só por precaução, pois já viajei bastante e nunca me pediram nada!
    Obrigada!

    1. Olá Raíssa,
      Nesse caso, apenas pessoas alérgicas estão dispensadas em apresentar a carteira internacional da vacina para ir à Colombia.
      Recomendo que se informe com agentes da Anvisa, já vi casais que um deles tinha alergia e conseguiram viajar sem com essa dispensa assinada pelo médico.

      A obrigatoriedade da vacina de febre amarela é recente na Colômbia e estão pedindo a todos.

      abcs,
      Pri

  4. Ola boa tarde…excelente dicas.

    Só fiquei com uma duvida, vou com o RG vocês disseram que só conseguiríamos trocar dinheiro la com passaporte, em outros sites e blogs vi que nas casas de cambio do aeroporto de Bogotá consegue se trocar com o RG apenas, somente no Bancolombia que exige passaporte, procede?

    1. Olá Marcio,
      Não posso te dar certeza, pois trocamos no aeroporto e pediram passaporte, como tínhamos levado, não chegamos a perguntar se dava somente com o passaporte, mas tinha visto em outros sites que nos bancos era exigido o passaporte.
      Pela Western Union não é obrigatório o passaporte, somente RG e um papel que é dado pela imigração.

      Abcs,
      Pri

  5. Pretendo ir em Janeiro com minha família. Mas nosso vôo só terá conexão em Bogotá. Mesmo assim temos que estar vacinados?

  6. Olá! VC diz que na saída tem que entregar a tarjeta de saída!
    Vou para San Andrés dia 14 mas dia 21 vou para Cartagena e depois volto para San Andrés, sabe me dizer se vou precisar pagar a taxa novamente?

    1. Oi Ana,

      Bom, nesse caso não posso te afirmar com certeza, pois não cheguei a procurar ou perguntar por isso, mas acredito que seja pago apenas uma vez!
      Aconselho a entrar em contato com a sua companhia aérea para tirar essa dúvida e ir mais prevenida!

      Abcs,
      Pri

  7. Olá bom dia
    Estou com uma dúvida e a minha primeira viagem internacional e não encontrei em nenhum blog nada explicando sobre a troca de terminal 1 para o 2 no aeroporto de Bogotá , pois gostaria muito de saber se é complicado se tem que pegar ônibus ou por dentro do aeroporto e possível fazer isso ?

    1. Olá Eliana, tudo bem?
      Estou para escrever um post desse aqui, rs.
      Para fazer a troca de terminais tem um ônibus do próprio aeroporto pra isso.

      Abcs,
      Pri

  8. Ola Pri, Bom dia.

    É realmente necessário esse tramite do certificado internacional de vacinação contra febre amarela ou somente levar a Carteira de Vacinação basta??

    Obrigado =)

    1. Olá Rodrigo, tudo bem?

      Sim, agora é obrigatório o certificado internacional da vacina da febre amarela para entrar na Colombia, apenas a carteira de vacinação não é válida.

      Caso já tenha tomado, é só verificar o posto que emite apenas o certificado e já vale para a vida inteira 🙂

      Abcs,
      Pri

  9. olá PRI FUJIHARA, Tudo bem.
    Eu e minha família iremos para San Andreas na próxima semana, no entanto, eu e minha esposa tomamos a vacina depois do prazo de 10 dias.
    iremos dia 24, mas o certificado tem validade a partir do dia 27.
    Será que teremos algum problema?

    1. Olá Jessé, tudo bem?

      Provavelmente terá problemas sim, pois é como se entrassem no país sem estarem protegidos.
      Indico que vejam com a companhia se conseguem adiar a viagem para o dia 27 para não terem problemas.

      Abcs,
      Pri

  10. Boa noite , estou em Bogotá com destino a San Andrés e a imigração pediu o certificado de vacinação contra a febre amarela .
    sobre a targeta de turismo p entrar na ilha foi 105.000 pesos colombianos por pessoa .

  11. Olá,
    Pretendo viajar com meu namorado em maio de 2018 para San Andrés.
    Você tem alguma dica de quando comprar as passagens ou até quando esperar para talvez encontrar alguma promoção bacana?
    E falando em promoção, qual o valor da passagem que você considera barato/promocional? Pois, tenho visto algo em torno de 1500,00 ou mais por pessoa. Dificilmente abaixo disso…

    1. Olá Jaqueline, tudo bem?

      É bom comprar com 5 a 6 meses de antecedência. Eu cheguei a pagar R$ 1.200 por pessoa, já com as taxas.
      Se encontrar entre essa faixa, já é bom garantir! Veja sempre pela decolar, os pacotes valem a pena também.

      Abcs,
      Pri

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *