O que fazer em San Andrés – parte 1

Dicas e sugestões sobre o que fazer em San Andrés!

Olá viajantes! Ficamos 8 dias na ilha de San Andrés e deu para fazer tudo o que queríamos e mais um pouco!

Uma boa dica é eleger os passeios pioritários já do Brasil, pois a maioria dos passeios dependem do tempo e dos ventos e é bom se programar para imprevistos! E chegando lá, é só marcar e encaixar as outras atividades no roteiro!

Fechamos todos os passeios com o Kramelo (intermedia a reserva dos passeios), super recomendo, pois em um tour tivemos uns probleminhas e ele resolveu tudo para nós!

O contato é via Whatsapp (+57 315 5216236) e ele vai até o lugar que estiver hospedado para fechar.

Confira nossas sugestões e dicas de cada atividade:

  • Playa de Spratt Bight

É a praia mais urbana da ilha, localizada bem no centro (em frente ao Hotel Casablanca). Água transparente, cheia de coqueiros, com lojas e restaurantes ao redor e em determinadas áreas da praia tem ponto de WiFi grátis (mais especificamente perto do Hotel Casablanca).

É uma ótima praia para passar o fim de tarde depois dos passeios (foi o que fizemos), ao fundo temos vista para a ilha de Johnny Cay e é possível alugar cadeiras e uma coberta que serve como guarda-sol.

  • Parasail

  • Preço: 150.000 COP por pessoa (preço de fev/2017, em torno de R$ 175,00)

Esse era o passeio que eu elegi como prioridade! Dias antes de chegarmos a ilha, muitas pessoas disseram que não estava tendo esse passeio por dias por conta do tempo e do vento (coração gelou e o desespero veio rsrs), então logo que chegamos já marcamos para o dia disponível (no nosso primeiro e segundo dia na ilha não estava tendo esse passeio, então fomos no 3º dia). Antes do passeio caiu uma chuva, mas depois de 5 minutos a chuva cessou e esse céu maravilhoso apareceu:

O passeio consiste em uma lancha que te leva pra alto mar, colocamos um colete, somos plugados no paraquedas e voilà….ao infinito e além!

#DicaOPM: Se possivel, não seja a primeira dupla a subir, pois a lancha vai em direção a ilha Acuário que tem um azul incrível de se ver lá de cima, e a primeira dupla geralmente desce quando estamos chegando perto da ilha.

No nosso horário a lancha estava lotada e fomos o 5º casal a subir, e a vista…sem comentários:

  • Jhonny Cay + Acuário + Mantarrayas

  • Preço: 30.000 COP por pessoa (preço de fev/2017, em torno de R$ 35,00)

O combo de passeios inclui visita a ilha de Jhonny Cay, depois ao Acuário e depois nos levam a um local perto do Acuário cheio de Mantarrayas.

O nosso problema foi que nesse tour teve um confusão de horários e não nos desembarcaram no Acuário, fomos direto para Mantarrayas,  mas depois o Kramelo resolveu e nos deu um dia só de Acuário (saímos no lucro).

  • Jhonny Cay

O passeio sai do Muelle Casa de la Cultura umas 9h30 e é preciso pagar um taxa extra de 5.000 COP por pessoa no ponto de encontro, é um ticket para entrar na ilha.

A ida à ilha de Jhonny Cay é feita por um barco, o ideal é não levar muita coisa pois tudo molha!

#DicaOPM 1: Tente sentar na parte dianteira do barco, pois o barco vai em alta velocidade e chega a ficar inclinado, a parte da frente ficar mais pro alto e não vem muita água na cara!

#DicaOPM 2: Levem os sapatinhos de neoprene (compramos em San Andrés mesmo por 12.000 COP).

Se banhar em Jhonny Cay é um pouco difícil por conta do mar bem agitado, mas não é impossível! São tantas pessoas levando um caldo que as risadas reinam nessa parte da ilha, rs.

A ilha é bem pequena, a parte de trás tem uma mata que acolhe os famosos lagartos e as lagartixas azuis!

Eu tentando me socializar com eles, rs.

ATENÇÃO: Sempre respeite as regras da ilha, recolha seus lixos, não mexa nos animais, deixe tudo onde está! A ilha é para ser contemplada e não explorada. Saiu uma notícia esses dias sobre a solicitação da procuradoria em fechar a ilha para visitação devido a problemas ambientais…uma pena!

  • Acuário

É um verdadeiro aquário natural, que já explica o seu nome! Água clarinha que dá para ver vários peixes!

É possível alugar um armário por 10.000 COP, deixar tudo trancado e se jogar no mar. Não esqueça de levar seu snorkel!

Do outro lado da ilha há outra ilha menos famosa, a Haynes Cay, que dá para ir a pé! Um ótimo lugar para fugir da muvuca e contemplar o paraíso. 

Fizemos o Acuário fora do combo, ficamos das 9h às 12h30 e achamos o suficiente para conhecer essas duas ilhas!

Acredito que se não tivesse havido a confusão e não ganhássemos uma manhã inteira no Acuário pro dia seguinte, fazê-lo dentro do combo ficaria bem apertado e não iríamos curtir tanto!

  • Mangue + Mantarrayas

Do Acuário o barco nos levou ao manguezal de San Andrés, o guia nos explicou um pouco da fauna e da flora de lá e conseguimos ver uma raia selvagem (com pintinhas em cima) nadando por lá!

E depois partimos para o encontro com as Mantarrayas!

É importante seguir todas as regras do guia! Ele que manuseia a Mantarraya e você só estende a mão para senti-la. Não a tire da água, nem pegue sem a ajuda de um guia!

Foi uma experiência incrível! A Mantarraya é uma raia gigante, algumas podem chegar a 7 metros! Depois saímos do aglomerado de pessoas e fomos nadando e encontrando com outras raias <3.

Para o Acuário, é imprescindível o uso dos sapatinhos de neoprene!

#DicaOPM: Caso tenha poucos dias na ilha, faça o combo e retorne no que mais gostou para passar um dia inteiro!

Gostou do nosso post? Compartilhe com seus amigos!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

25 pensamentos em “O que fazer em San Andrés – parte 1

  1. Adorei o post e veio em ótima hora!!! estamos embarcando pra lá essa semana.. muito ansiosa! parece ser uma ilha maravilhosa! muito obrigada pela dicas. bjs

    1. Oi Anna, que bom que poderei ajudar um pouquinho em sua viagem para esse paraíso!

      Você vai amar com certeza!! Espero poder ajudar nas próximas dicas que estão por vir!

      Bjs,
      Pri

  2. pri já fiquei encantada, porque esse ano estou planejando, quero saber o resto do roteiro, faça logo o próximo post, estou anciosa….esses passeios já vou querer ir com certeza absoluta!!!

    Qual a melhor época pra ir, devido a tufões e tudo mais..???

    1. Olá Chris!
      Adorei receber seu comentário, o próximo post irá ao ar por esses dias! Não te matarei de ansiedade, rsrs.

      San Andrés está fora da rota de furacões (ago a nov), mas o clima pode ser afetado indiretamente…eu fui no final de janeiro para fevereiro (alta temporada), mas a melhor época é de março a maio! 🙂

      Bjs,
      Pri

  3. Que lindooo! Eu fui pra Isla Baru, na Colômbia também, mas não conheci San Andres ainda. Lá também tinha um Aquario muito bacana, vários bichos lindos (e um aquario natural, no proprio mar).
    Ótimas dicas, obrigada por compartilhar (adorei esse Parasail).

  4. Essa viagem é realmente fantástica! Queria ter ficado mais quando fui, tinha ido em um feriado de 4 dias apenas, e mergulhei bastante então não conheço todos esse lugares.

    1. Olá Lorena,

      Obrigada pelo retorno! Fico muito feliz que tenha gostado!
      Sim, o melhor de San Andrés é que é o Caribe acessível para nós hehe
      Fomos no final de janeiro e ficamos até o começo de fevereiro desse ano, por ser alta temporada, os preços estavam ótimos!

      Bjs,
      Pri

  5. Ahh esse lugar deve ser maravilhoso! Eu estava programando, mas as passagens estavam muito caras 🙁 Oito dias deve ter dado pra fazer tudo.. eu tinha pensado em ficar 4 dias por San Andres. Muito bom o post 🙂

    1. Olá Diana,

      Acabamos encontrando preços ótimos para as passagens…deixe um alerta no decolar para ele te avisar!
      Sim, recomendo pelo menos 5 dias inteiros em San Andrés para curtir tudo!

      Bjs,
      Pri

  6. Eu quero!!! rs Meu que viagem sensacional. Já vou ler também a parte II hehe. Sempre tive vontade de ir aí. Você aproveitaram para fazer mais coisas na Colombia? Depois quero saber do roteiro de vocês.

  7. Amigos, que azul é esse hein ?! Planejando pra conhecer esse paraíso no próximo ano, gostei por demais das dicas de vcs 🙂 . Grande abraço

  8. Pri, que legal a sua dica. Acabou tendo sorte de ter tido problemas.. kkkk.. e aproveitou mais o Acuário. Talvez eu faça como você sugeriu: pegar um dia inteiro para conhecer tudo e no dia seguinte voltar aonde mais gostei.

  9. Adorei as dicas de vcs! Estive lá em uma época de extremo cansaço, então aproveitei para curtir o Ali inclusive. Mesmo assim, fui à alguns lugares bem legais pela ilha mesmo! Meu único arrependimento? O Parasail

  10. Que lugar extraordinario… estou apaixonada… leva nos na mala.kkkk… parabéns pelo post e pelas dicas esse lugar é encantador demais.bjks .. Thais e francys

    1. Olá Aline! Tudo bem?

      Sim, tem crianças por lá e tem várias atrações para elas também!
      Um destino ótimo para as crianças se divertirem e conhecerem a vida marinha do caribe!

      Abcs,
      Pri

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *