Passeio de escuna em Paraty

Passeio de escuna em Paraty, passando por lindas praias e ilhas. Quer saber mais? Acompanhe o post!

Paraty consegue arrancar suspiros de muitos viajantes que pisam por lá, seja por sua arquitetura, seu ar colonial, sua cultura, natureza e as lindas praias. E é delas que falaremos nesse post.

Para ir até as praias mais bonitas da cidade é preciso ir de escuna ou barco, e é esse acesso mais restrito que garante a preservação desses locais.

passeio-de-escuna-em-paraty

Achar quem venda esses passeios não é um problema, já que a cada dois passos pelo centro histórico, você é parado pelos vendedores e há várias agências espalhadas por lá.

Os roteiros são diversos, já que há cerca de 65 ilhas, mas não são todas que são exploradas por esses tours.

  • A escuna

Escolhemos a escuna Cavendish, que é do mesmo grupo da escuna Banzay, com o seguinte roteiro: Praia Vermelha, Lagoa Azul, Ilha Comprida e Praia da Lula Praia da Conceição. O outro roteiro incluía o Saco do Mamanguá, o único fiorde brasileiro e onde foi gravada algumas cenas do filme Crepúsculo, mas como levava muito tempo no mar e sem muitas paradas, decidimos deixar para uma próxima vez (e deve ser incrível).

O passeio tem duração de 6h em uma escuna com capacidade para 160 pessoas, no valor de R$60,00 por pessoa (preço de out/17).

escuna-paraty

Como aqui deixamos nossas sinceras impressões, devo dizer que achei um tanto quanto bagunçado o procedimento antes da embarcação. Explico: Compramos o passeio um dia antes na agência e nos deram um recibo, informando que teríamos que chegar 1h antes do horário de saída do barco para trocarmos pelos tickets de entrada.

Bem, chegamos no ponto de troca (que é da Banzay) e disseram que não estavam achando a nossa reserva. Já tínhamos pagado e exigimos um ticket para embarcar, não sei se foi por ser feriado, mas as atendentes pareciam bem desorganizadas e perdidas.

No final (depois de 30min), acabaram dando um jeito e conseguimos entrar (mas bateu um nervoso e um desespero antes)!

  • Praia Vermelha

Com a água clarinha e azulada, a paisagem encanta! O guia nos informou que a praia leva esse nome devido às frutinhas que nascem nos arbustos da ilha e deixa uma coloração avermelhada. É ótima para banho e tem até alguns bares para quem deseja petiscar algo.

Para quem não quiser pular no mar e ir nadando, eles disponibilizam um bote nessa parada para levar e trazer da praia. Demora um pouco mais por conta desse leva e traz, nós resolvemos pular e relaxar no mar!

  • Lagoa Azul

Seguimos para a Lagoa Azul, uma piscina natural no meio do mar, entre as pedras e rodeada pela mata Atlântica, além de ter cor incrível!

lagoa-azul-paraty

Pulamos do barco e fomos nadando até as pedras! Nessa parada eles não disponibilizam o bote, muitas pessoas preferiram contemplar a paisagem do barco.

  • Ilha Comprida

A terceira parada é ao redor dessa ilha que é também um aquário natural, com muitos peixinhos! Vale a pena levar o seu snorkel, caso não tenha a embarcação aluga por R$15.

Eles jogam arroz (ou algo muito parecido com isso) para atrair os peixinhos, e vem vários! Para quem não sabe nadar ou tem medo, eles disponibilizam aquelas bóias espaguete.

Depois dessa parada eles liberam frutas da época e café à vontade, que já está incluso no valor do passeio.

Algumas pessoas acabaram almoçando na embarcação, mas como nós ficamos com medo de comer muito e passar mal pulando no mar, decidimos pegar uma porção de fritas e deixar para comer bem quanto estivéssemos de volta em terra firme.

  •  Praia da Conceição

O roteiro incluía a praia da Lula, mas no dia, estava mega lotada e o capitão fez uma votação: ir para a muvuca ou ir para uma praia próxima que era tão bonita quanto, com a diferença que estava vazia! Adivinhem só qual foi a escolha unânime?…

…uma praia só para nós, é claro! A parada foi mais para se banhar, pois não há estrutura de quiosques. Só o mar, a areia, o céu e a mata…como se fosse pouco, né?

E para terminar o passeio com chave de ouro…um pôr-do-sol incrível:

escuna-paraty

 

Veja também:

Onde ficar em Paraty – RJ

O que fazer em Paraty – RJ

Gostou do nosso post? Compartilhe com seus amigos!
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *