Passeio de escuna em Paraty

Passeio de escuna em Paraty, passando por lindas praias e ilhas. Quer saber mais? Acompanhe o post!

Paraty consegue arrancar suspiros de muitos viajantes que pisam por lá, seja por sua arquitetura, seu ar colonial, sua cultura, natureza e as lindas praias. E é delas que falaremos nesse post.

Para ir até as praias mais bonitas da cidade é preciso ir de escuna ou barco, e é esse acesso mais restrito que garante a preservação desses locais.

passeio-de-escuna-em-paraty

Achar quem venda esses passeios não é um problema, já que a cada dois passos pelo centro histórico, você é parado pelos vendedores e há várias agências espalhadas por lá.

Os roteiros são diversos, já que há cerca de 65 ilhas, mas não são todas que são exploradas por esses tours.

  • A escuna

Escolhemos a escuna Cavendish, que é do mesmo grupo da escuna Banzay, com o seguinte roteiro: Praia Vermelha, Lagoa Azul, Ilha Comprida e Praia da Lula Praia da Conceição. O outro roteiro incluía o Saco do Mamanguá, o único fiorde brasileiro e onde foi gravada algumas cenas do filme Crepúsculo, mas como levava muito tempo no mar e sem muitas paradas, decidimos deixar para uma próxima vez (e deve ser incrível).

O passeio tem duração de 6h em uma escuna com capacidade para 160 pessoas, no valor de R$60,00 por pessoa (preço de out/17).

escuna-paraty

Como aqui deixamos nossas sinceras impressões, devo dizer que achei um tanto quanto bagunçado o procedimento antes da embarcação. Explico: Compramos o passeio um dia antes na agência e nos deram um recibo, informando que teríamos que chegar 1h antes do horário de saída do barco para trocarmos pelos tickets de entrada.

Bem, chegamos no ponto de troca (que é da Banzay) e disseram que não estavam achando a nossa reserva. Já tínhamos pagado e exigimos um ticket para embarcar, não sei se foi por ser feriado, mas as atendentes pareciam bem desorganizadas e perdidas.

No final (depois de 30min), acabaram dando um jeito e conseguimos entrar (mas bateu um nervoso e um desespero antes)!

  • Praia Vermelha

Com a água clarinha e azulada, a paisagem encanta! O guia nos informou que a praia leva esse nome devido às frutinhas que nascem nos arbustos da ilha e deixa uma coloração avermelhada. É ótima para banho e tem até alguns bares para quem deseja petiscar algo.

Para quem não quiser pular no mar e ir nadando, eles disponibilizam um bote nessa parada para levar e trazer da praia. Demora um pouco mais por conta desse leva e traz, nós resolvemos pular e relaxar no mar!

  • Lagoa Azul

Seguimos para a Lagoa Azul, uma piscina natural no meio do mar, entre as pedras e rodeada pela mata Atlântica, além de ter cor incrível!

lagoa-azul-paraty

Pulamos do barco e fomos nadando até as pedras! Nessa parada eles não disponibilizam o bote, muitas pessoas preferiram contemplar a paisagem do barco.

  • Ilha Comprida

A terceira parada é ao redor dessa ilha que é também um aquário natural, com muitos peixinhos! Vale a pena levar o seu snorkel, caso não tenha a embarcação aluga por R$15.

Eles jogam arroz (ou algo muito parecido com isso) para atrair os peixinhos, e vem vários! Para quem não sabe nadar ou tem medo, eles disponibilizam aquelas bóias espaguete.

Depois dessa parada eles liberam frutas da época e café à vontade, que já está incluso no valor do passeio.

Algumas pessoas acabaram almoçando na embarcação, mas como nós ficamos com medo de comer muito e passar mal pulando no mar, decidimos pegar uma porção de fritas e deixar para comer bem quanto estivéssemos de volta em terra firme.

  •  Praia da Conceição

O roteiro incluía a praia da Lula, mas no dia, estava mega lotada e o capitão fez uma votação: ir para a muvuca ou ir para uma praia próxima que era tão bonita quanto, com a diferença que estava vazia! Adivinhem só qual foi a escolha unânime?…

…uma praia só para nós, é claro! A parada foi mais para se banhar, pois não há estrutura de quiosques. Só o mar, a areia, o céu e a mata…como se fosse pouco, né?

E para terminar o passeio com chave de ouro…um pôr-do-sol incrível:

escuna-paraty

 

Veja também:

Onde ficar em Paraty – RJ

O que fazer em Paraty – RJ

Gostou do nosso post? Compartilhe com seus amigos!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *