Vinícola Undurraga – Tour pelos vinhos chilenos

Dicas e informações do tour pela vinícola Undurraga no Chile!

Uma das certezas que tínhamos quando fomos para o Chile foi: precisamos conhecer o vinho chileno! E uma lista enorme de vinícolas apareceu para nós e nos interessamos pela Viña Undurraga, além de termos ouvido falar muito bem antes e agora mostramos a vocês mais motivos para visitá-la!

vinicola-undurraga

A vinícola

Localizada na cidade de Talagantes, a 34km de Santiago, a vinícola é bem acessível e foge daqueles tours bem comerciais, fato que nos fez escolhê-lo! Além de ter muita natureza, muito verde e uma paisagem incrível!

Fundada em 1885 por Don Francisco Undurraga, é uma das vinícolas em atividade mais antigas do país!  Em 1903, a vinícola tornou-se a primeira vinícola chilena a exportar ao Estados Unidos e em 1930,iniciou-se a exportação para a América Latina, principalmente México e Colômbia.

Há 3 tipos de tours para visitação: Tour Sibaris , Tour Founders e o Piquenique. Saiba mais aqui. Nós escolhemos o tour Sibaris e relatamos a visita a seguir.

Como chegar

É possível chegar por pacotes de agências de turismo e por conta própria (carro ou ônibus). Optamos pela última opção e fizemos o seguinte trajeto:

De ônibus por conta própria: Pegamos o metrô da linha 1 e fomos até a Estación Central, saindo de lá você dá de cara com um mini shopping que tem um terminal de ônibus dentro (subindo uma escada rolante), o Terminal San Borja. Pegue o ônibus que vá a Talagante (plataformas 79-81), sempre pergunte antes para o motorista se passa por lá e peça para descer em frente à vinícola. A viagem leva em torno de 50min.

vinícola-undurraga

O Tour

Escolhemos o tour mais tradicional, o Sibaris. Dura cerca de 1h15min e o passeio já se inicia com uma vista incrível do jardim da vinícola. Ao redor dele é onde as pessoas fazem o piquenique sob as sombras das árvores. O tour pode ser em inglês ou espanhol, no nosso caso foi um portunhol (já devem estar acostumados com o número de brasileiros que turistam por lá).

Seguimos para o rincón Aliwen, um local em homenagem à tribo Mapuche, principal povo nativo do Chile. Nesse local eles recriaram a vegetação do sul do Chile e instalaram estátuas de madeira típicas da cultura Mapuche.

undurraga-mapuche

Em seguida, conhecemos os vinhedos e por termos ido no verão, tivemos a honra e o prazer de ver as videiras cheinhas de cachos de uvas e prová-las direto do pé!

E o mais curioso é que na frente de cada fileira de videira tem uma roseira, mas não é apena para embelezar. As roseiras são plantas sensíveis e caso tenha alguma praga, elas são a primeira a sentir e a “avisar” para que alguma providência seja tomada e não atinja as videiras.

vinicola-undurraga-roseiras

Os enormes tanques de concreto que vemos ao longe representam o passado da vinícola, onde todo o vinho era produzido.

Hoje a realidade são os tanques de aço, onde ocorre a fermentação do vinho.

O tour segue para a parte subterrânea da vinícola, uma adega centenária que carrega muito vinho e muita história para contar!

Depois de muito vinho, há um museu com diversos itens da tribo mapuche contando um pouco mais da história e da cultura.

undurraga-museu-mapuche

Degustação

E a melhor parte do passeio: a degustação! Está incluso a degustação de 4 vinhos e no final ganhamos a taça de brinde!

Para enriquecer ainda mais o nosso passeio, fizemos o tour pela Sala de Aromas! Na verdade, foi um dos motivos de eu ter escolhido esse lugar, é a primeira Sala de Aromas de vinho do país e o Ura é louco por perfumes e aromas!

São mais de 40 tipos de aromas próprios do vinho para conhecer e sentir. Uma experiência bem interessante e que poucos conhecem!

E no final, vem a parte da gente querer levar tudo pro Brasil né, depois de ter se encantado com o sabor dos vinhos e mais ainda com os preços super acessíveis! Na lojinha da vinícola tem desde os vinhos até camisetas e outros souvenirs. O bacana é que eles vendem uma embalagem própria para guardar o vinho e levar na bagagem!

 

O ideal é que reserve o tour antes pela grande procura e restrição de horários e pessoas por tour. Eu reservei desde o Brasil por e-mail e paguei lá no dia agendado.

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 10:15, 12:00, 14:00 e 15:30

Sábados, domingos e feriados: 10:15, 12:00 e 15:30

Preços (checados em ago/2018)

Tour Sibaris (tour tradicional com 4 degustações de vinhos reserva): CLP$14.000 – por pessoa

Tour Founders (tour com 4 degustações de vinho premium + seleção de queijos e frutas secas): CLP$28.000 – por pessoa

Piquenique (incluso 1 garrafa de Espumante Brut e uma seleção de queijos finos): CLP$20.000- para duas pessoas

*Piquenique + Tour Sibaris: CLP $40.000- para duas pessoas

Sala de Aromas: CLP$3.000 – por pessoa

Endereço

Camino a Melipilla · km 34 · Talagante · Chile

Gostou do nosso post? Compartilhe com seus amigos!
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *