San Andrés – Tudo sobre o Caribe Colombiano

Olá viajantes! A próxima bateria de posts será sobre uma das viagens mais incríveis que fiz recentemente! O destino?…San Andrés, o mar de sete cores, o Caribe colombiano…são muitas denominações para um lugar tão lindo!

 

A ficha técnica de San Andrés

 

País: Colômbia

População: > 77mil habitantes

Área: 26 km²

Extensão: 12km

Língua oficial: inglês crioulo e espanhol

Moeda: Peso colombiano (COP)

Voltagem: 110V

Tipo de tomada: Tipo A (2 risquinhos na vertical)

A ilha de San Andrés (Isla de San Andrés), localizada no mar do Caribe, é a maior do arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina. Mesmo estando mais próxima da Nicarágua (cerca de 190km a leste), ela pertence à Colômbia desde 1803 (cerca de 780km de distância).

san-andres-caribe-colombiano

 

Por que escolhemos San Andrés?

 

A foto acima responderia boa parte da pergunta e a pergunta certa se tornaria: “Por que não escolher San Andrés?”. Mas vamos para os motivos reais: O Ura (meu namorado) estava há 2 anos sem tirar férias e assim que ele marcou finalmente as férias de 2017 eu tratei de pesquisar um destino incrível para comemorarmos, rs.

Entre idas e vindas sem um objetivo certo pelos blogs e sites de viagem, eis que na minha timeline aparece uma foto de um mar com diversos tons de azul, aquele mar infinito e logo me apaixonei: era San Andrés. E esse precisava ser o nosso destino, comecei a pesquisar preços, como ir, o que fazer, etc…e o que era uma dúvida virou certeza.

A próxima etapa era comunicá-lo sobre o destino que tinha escolhido: “Amor, vamos para a Colômbia?” e a resposta, que já previa, foi “Colômbia? O que a gente vai fazer lá?”.

Então enviei diversas fotos que o deixou de queixo caído (e essa é a parte que eu mais gosto: SURPREENDER) e começamos a planejar a nossa trip, rumo à nossa primeira viagem internacional juntos!

Seguro viagem america do sul 728x90

 

A ilha

 

Uma das dicas mais preciosas que eu poderia dar é: tenha consciência que San Andrés possui uma infraestrutura muito simples, não vá esperando encontrar resorts luxuosos ou mansões existentes em outros destinos caribenhos.

Seria uma pena que a beleza natural paradisíaca da ilha fosse ofuscada pela decepção em esperar encontrar super instalações e essa não é a realidade e nem propósito da ilha. Então desapegue do luxo e vá com o objetivo de se apaixonar pela beleza e pelo encantamento natural desse caribe!

A ilha possui um saneamento básico precário, na alta temporada enfrentam escassez de água e nesse período as zonas hoteleiras e estabelecimentos turísticos tem prioridade em receber água potável, porém o governo colombiano vem investindo em novas redes de abastecimento de água e saneamento básico.

San Andrés é um porto livre de impostos, tornando-se um enorme duty free a céu aberto e isso impulsionou a economia da ilha, atraindo turistas de todo o canto do mundo.

A ilha é bem versátil, seus hotéis e restaurantes atendem diversos perfis de viajantes, dos que preferem um conforto maior até os mochileiros e bem econômicos!

 Quando ir?

Em relação ao clima, a temperatura média varia de 24ºC a 30ºC durante todo o ano, ou seja, calor tanto no verão quanto no inverno!

  • San Andrés está fora da rota de furacões, porém pode ser influenciada indiretamente pelos furacões no Caribe, acarretando em tempestades e ventos fortes nos meses de agosto a novembro.
  • Meses chuvosos – maio a junho e setembro a dezembro, porém lá as chuvas são uma incógnita, você pode acordar com o tempo fechado, ver aquela chuvarada caindo e depois de 5 min o céu abre e fica mais limpo do que antes da chuva! Vai na sorte mesmo, pois no começo de janeiro (2 semanas antes de chegarmos na ilha) passou uma corrente fria que deixou a ilha sob ventos e chuva durante uma semana! (e janeiro não é mês de chuva). E não confie na previsão do tempo, quando fala que vai chover o dia inteiro às vezes só chove por 5 min…então, não desanime!
  • Alta temporada: Dezembro a início de fevereiro, se for nessa época se prepare para a subida dos preços (principalmente dos passeios) e maior concentração de turistas.

Como chegar

Do Brasil, não há vôos diretos e as companhias aéreas que realizam o trajeto são a Avianca (com conexão em Bogotá), LATAM (conexão em Bogotá) e Copa Airlines (conexão no Panamá).

A melhor maneira de chegar a ilha é de avião, mesmo tendo um porto não é comum ter cruzeiros que vão até lá. O único aeroporto da ilha é o Aeroporto Internacional Gustavo Rojas Pinilla, é bem pequeno mas possui duty free e WiFi aberto.

Documentos necessários

Nós brasileiros não precisamos de passaporte para ingressar na Colômbia, porém atente-se às dicas que escrevi nesse post! Nele você também encontrará tudo sobre vacinas e a tarjeta de turismo obrigatória!

Quanto dinheiro levar

Depende muito do estilo de viagem que você for fazer, mas San Andrés não é um destino caro! Porém se deixar levar não é preciso muito esforço pra torrar o dinheiro lá, rs. Nesse post eu conto tudo sobre quanto dinheiro levar e o melhor jeito de levá-lo!

BÔNUS – Dica de ouro!

Aqui vai uma dica bônus para quem quer ficar ligado na últimas novidades da ilha, bem como saber preços atualizados de passeios, cotação, etc. Participe do grupo Viajando San Andrés no facebook. Lá há vários viajantes que já foram ou ainda vão para San Andrés. Os próprios membros organizam um grupo de whatsapp divididos por mês da viagem para que os viajantes se comuniquem e se ajudem enquanto estiverem na ilha ou prestes a chegar.

Fique por dentro dos próximos posts sobre passeios, restaurantes…ainda há muitas dicas para você rechear a sua viagem!

E não deixe de contratar o seu seguro viagem!

Seguro viagem america do sul 728x90

Gostou do nosso post? Compartilhe com seus amigos!
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest
Email this to someone
email

22 thoughts to “San Andrés – Tudo sobre o Caribe Colombiano”

    1. Olá!
      Vou fazer um post completo de gastos, mas já adiantando tivemos um gasto de R$3.200,00 por pessoa contando tudo: aéreo, hospedagem, passeios, alimentação…mas depende bastante do perfil do viajante 🙂

      Abcs,
      Pri

  1. Olha que legal! Amei! E com certeza já vou me inscrever no grupo do Face.
    Pretendo ir a San Andres no final deste ano!
    Já tem mais posts sobre?
    Ops….vou pesquisar aqui no blog! Mas se não tiver, já segue meu pedido para vc escrever mais! hehe
    Bjo

    1. Camila, obrigada pelo retorno!
      Vou escrever sim, já estou montando os próximos e ficará muito mais completo para vocês!
      Obrigada por nos acompanhar!

      Abcs,
      Pri

  2. Ultimamente ando vendo tantos viajantes indo para San Andres que estou ficando cada vez com mais vontade de conhecer o lugar!
    Parabéns pelo post, está supercompleto!
    Ps: já pedi pra entrar no grupo do face hahah
    Abç! 😉

    1. Naná, é bem barato sim (comparado a SP)! Por dia pode-se calcular uma média de R$ 120 por pessoa para passeios e refeição. Há passeios mais caros e outros mais baratos, vai muito do perfil de cada viajante ;). Logo menos postarei aqui os passeios e preços para você ter uma noção melhor!

      Abcs,
      Pri

  3. Boa tarde, parabéns pelo Blog Patricia, excelentes dicas e muito bem feito.
    Eu já estava com a viagem comprada e vamos em um grupo de 5 pessoas, lendo seu blog fiquei com uma visão muito mais ampla desse paraíso que curtiremos em agosto.
    Sabe me dizer para transporte a melhor opção para 5 pessoas?
    Os passeios mais caros são o de mergulho e parasail mesmo? (Vi pelo seu blog o preço deles)
    Mais uma e ultima duvida, kkkk… Não achei no blog, mas noturno vocês chegaram a ir na Coco Loko ou barzinhos no centro?

    Muito obrigado e parabéns.

    1. Obrigada Bruno, fiquei muito feliz com seu comentário!

      Que bacana! O melhor transporte seria um mule que é mais potente, cabe todo mundo!

      Sim, esses são os passeios tradicionais mais caros!
      Não fomos no Coco Loko, mas o lugar divide opiniões, tem uns que amam e outros que vão e não curtem tanto, mas vale a pena experimentar, nós não fomos pois como ficávamos andando e passeando durante todo o dia, a noite já estávamos só o pó.

      Barzinhos são poucos, mas o melhor é o Beer Station que é um bar/lanchonete, com porções bem servidas!

      Abcs,
      Pri

    1. Olá Paulo, tudo bem?

      Temos um post sobre “onde ficar em San Andrés”, acredito que lhe ajudará! Há diversas opções para todos os gostos e estilos, qualquer dúvida é só nos chamar!

      Abcs,
      Pri

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *